A crise da Criptomoeda, a greve dos auditores e o futuro da paz

Investigações, greve e a diplomacia internacional marcam os principais acontecimentos da semana

🇦🇷 Milei promove criptomoeda, bolsa argentina afunda e oposição pede investigação e impeachment

Na última sexta-feira, 14, o presidente argentino Javier Milei, promoveu em suas redes sociais uma criptomoeda chamada $LIBRA. Segundo ele, a moeda criada pela iniciativa privada seria dedicada a financiar pequenas e médias empresas no país.

O problema surgiu após poucas horas, quando o ativo cresceu exponencialmente e depois despencou, perdendo todo o seu valor.

Isso ocorreu pois, após a valorização explosiva, os detentores do token passaram a vendê-lo, lucrando milhões de dólares e causando a queda do ativo. Segundo a revista The Kobeissi Letter, especializada no mercado de capitais, cerca de 80% do valor da $LIBRA estaria nas mãos de um pequeno grupo de investidores antes do apoio de Milei.

No sábado, 15, o partido da oposição anunciou que apresentará um pedido de impeachment contra Milei, acusando-o de influenciar a criação e a valorização da moeda para favorecer um pequeno grupo de libertários. Mais tarde no mesmo dia, o governo argentino ordenou a abertura de uma investigação sobre o caso e estabeleceu que, ao término do processo, um relatório será encaminhado à Justiça para a adoção das medidas cabíveis.

Todo esse escândalo envolvendo o presidente Argentino fez com que o principal índice de ações da bolsa de Buenos Aires caísse quase 6% nessa segunda-feira, 17.

O assunto nos chama atenção pela relação Brasil-Argentina dentro do Mercosul, uma vez que Milei já afirmou que não descartaria retirar a Argentina do bloco caso encontrasse dificuldades para negociar um acordo comercial bilateral com os EUA.

🖐️ Chefes da Alfândega de São Paulo se reúnem para discutir a intensificação da greve

Na última quarta-feira, dia 12, figuras importantes da Receita Federal em São Paulo, incluindo os chefes de Despacho Aduaneiro, Remessas Postais e Vigilância Aduaneira se reuniram para redefinir as estratégias de intensificação da greve.

A aproximação da votação do PLOA 2025 foi o principal motivo da intensificação e trouxe a necessidade de se reunirem para alinhar as estratégias de acirramento, garantindo que os setores estejam alinhados com as práticas adotadas pelo despacho aduaneiro, tratamento de remessas, e ações de vigilância e repressão das demais unidades aduaneiras da 8ª Região Fiscal.

🗺️ EUA e Rússia definem quatro pontos após negociações sobre a Ucrânia

Diplomatas se reuniram na Arábia Saudita, nesta terça-feira, 18, para discutir um acordo sobre o fim do conflito entre os países do leste europeu. A reunião que durou mais de quatro horas definiu quatro pontos importantes para alcançar este objetivo:

  • Para restabelecer a funcionalidade das missões em Washington e Moscou e seguir avançando nesse caminho é necessário que as instalações diplomáticas estejam operando e funcionando normalmente;

  • Os EUA designarão uma equipe de alto nível para negociar e trabalhar até o fim do conflito na Ucrânia de maneira duradoura e aceitável para todas as partes envolvidas;

  • Discutir, pensar e examinar a cooperação geopolítica e econômica que poderia resultar do fim do conflito entre os países;

  • A continuidade do engajamento no processo para garantir o avanço de forma produtiva pelos diplomatas americanos e russos.

Vale lembrar que a reunião ocorreu apenas entre EUA e Moscou, deixando europeus e ucranianos de fora das negociações sobre o possível acordo de paz na Ucrânia.

📦Consolidado de Notícias do Dia📦

📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail? Assine aqui.

📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.

Transparência: Não produzimos as notícias, nós a resumimos e por esta razão fazemos questão de citar a fonte, nosso trabalho está na seleção, curadoria, organização e os insights que são de produção dos autores mencionados.