• Follow-Up do Comex
  • Posts
  • 👀 China prepara medidas retaliatórias contra taxas portuárias dos EUA

👀 China prepara medidas retaliatórias contra taxas portuárias dos EUA

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, assinou um decreto do Conselho de Estado no fim de semana, que afirma que a China tomará as contramedidas necessárias contra países ou regiões que impõem ou apoiam medidas punitivas contra operadores, navios ou tripulantes chineses envolvidos no transporte marítimo internacional.

O decreto entrou em vigor na própria data de publicação, em 28 de setembro.

Segundo Li Qiang, essas contramedidas incluem:

  • a cobrança de taxas especiais para seus navios quando atracarem em portos chineses;

  • a proibição ou restrição do acesso desses navios aos portos da China;

  • a proibição ou restrição de organizações ou indivíduos vinculados a esses países de acessar dados marítimos relacionados ao país ou de operarem no transporte marítimo internacional em serviços relacionados de e para portos chineses.

As taxas anunciadas pelo Representante de Comércio dos EUA (USTR) devem começar a ser cobradas a partir de 14 de outubro, embora as regras finais permaneçam um mistério.

Contudo, alguns profissionais do setor acreditam que o prazo de 14 de outubro pode ser prorrogado ou até mesmo descartado. Para Judah Levine, chefe de pesquisa da Freightos, essas taxas podem não se concretizar, já que podem fazer parte das negociações em andamento entre EUA e China.

📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail?

📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.

Follow-Up do Comex faz parte do Grupo Invoice®