[COPY] França diz outro não ao Acordo com o Mercosul

Faltou combinar com os Europeus?

Durante reunião do G20 no Rio de Janeiro, o presidente da França, Emmanuel Macron, reafirmou que não aceitará o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia nos termos atuais.

Essa posição estende ainda mais as negociações, que se arrastam há mais de duas décadas. A negativa tem como objetivo proteger o setor agrícola do país, que protagonizou protestos nos últimos dias.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil mantém acordos que abrangem apenas 8% do comércio mundial e o pacto com a União Europeia elevaria esse índice para 37%, já que o bloco europeu responde por 29% do mercado brasileiro.

Falta combinar com... os europeus

Conta-se que, em um jogo entre Brasil e União Soviética em 1958, o lendário Mané Garrincha, após ouvir o treinador explicar sua tática infalível, perguntou se ele já havia combinado com os russos.

Pergunta semelhante pode ser feita aos empresários brasileiros.

O acordo Mercosul x União Europeia não saiu, e provavelmente não sairá, simplesmente porque os agricultores europeus não querem.

A Europa é altamente protecionista, tanto em termos tarifários quanto em barreiras técnicas.

O bilionário subsídio agrícola também responde a questões como segurança alimentar e manutenção da pequena propriedade no campo, das tradições e do turismo.

Assim, mesmo que o documento conte com a participação da Business Europe (entidade de empresários europeu), o acordo só sairá se devidamente combinado com o poderoso lobby agrícola da Europa.

Sem isso, o (questionável) aumento de cinco vezes nos fluxos de comércio não virá e caberá aos países do Mercosul ou produzir insumos em casa ou buscar outros fornecedores.

📦Consolidado de Notícias do dia📦

📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail? Assine aqui.

📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.

Transparência: Não produzimos as notícias, nós a resumimos e por esta razão fazemos questão de citar a fonte, nosso trabalho está na seleção, curadoria, organização e os insights que são de produção dos autores mencionados.