- Follow-Up do Comex
- Posts
- GECEX 512 abala Ex-Tarifário
GECEX 512 abala Ex-Tarifário
Tensões no ex-tarifário, novas tarifas americanas e mudança de rota marítima são o destaque do dia no comex; confira também o Radar de eventos e nossa recomendação da semana no FUP Indica
Hoje é sexta-feira e preparamos uma edição especial para você.
A partir de agora, todas as sextas vamos te enviar uma curadoria com as principais feiras, eventos, livros e conteúdos que realmente fazem a diferença no seu dia a dia profissional.
Mas antes de seguir com a leitura, conta pra gente:
Como foi sua semana no Comex? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
👀 A Res. GECEX n 512/23 tem gerado insegurança e polêmica no comércio exterior

A Resolução GECEX nº 512/2023, publicada em agosto de 2023, trouxe mudanças no regime de Ex-Tarifário que têm causado grande desconforto entre operadores do comércio exterior.
A nova norma revogou portarias anteriores e passou a exigir, como condição para o pleito, a apresentação de um projeto de investimento detalhado, que comprove a relevância do bem na linha de produção, a expectativa de ganhos de produtividade, possíveis inovações tecnológicas e demais justificativas técnicas que sustentem a solicitação.
Embora a medida tenha como objetivo alinhar as importações à política de desenvolvimento nacional, especialistas apontam inconsistências lógicas na exigência, pois mesmo após a concessão, qualquer importador pode usufruir do benefício fiscal, independentemente do projeto apresentado pelo pleiteante original.
A restrição, inclusive, tem sido aplicada também na fase de renovação do Ex-Tarifário, ou seja, a empresa que trouxe a tecnologia para o Brasil e ajudou a difundir a inovação, precisa se manter como usuária final para continuar com o benefício.
Juristas têm questionado a constitucionalidade da exigência com base nos princípios da legalidade e da vedação ao arbítrio, argumentando que a norma cria distinções arbitrárias entre contribuintes em situações equivalentes.
Em síntese, a Resolução GECEX nº 512/2023, embora pretenda fortalecer a política industrial brasileira, levanta dúvidas quanto à sua coerência prática e jurídica. Na prática, essas barreiras podem desestimular a inovação, além de gerar insegurança entre os agentes do comércio exterior.
🚢 Hapag-Lloyd elimina escala no Porto de Santos
A Hapag-Lloyd anunciou que eliminará a escala no Porto de Santos do seu serviço Triângulo América do Sul e África (SAT) a partir de novembro, com o objetivo de melhorar a confiabilidade do serviço.
O novo itinerário incluirá os portos de Durban, Luanda, Paranaguá, Itajaí e novamente Durban. O serviço continuará operando semanalmente, empregando seis navios com capacidades entre 2.700 e 3.700 TEUs.
A última escala em Santos será feita pelo navio “Acastos”, de 2.862 TEUs, previsto para 23 de outubro. Após o ajuste da rota, o atendimento a Santos passará a ocorrer por meio de transbordo via Paranaguá.
🤑 EUA divulgam novas tarifas para caminhões, móveis e farmacêuticos
Nesta quinta-feira (25), o presidente Donald Trump anunciou, em sua rede social, um pacote de novas tarifas para produtos importados, com o objetivo de proteger a indústria norte-americana.
As medidas incluem impostos de 100% sobre produtos farmacêuticos de marca ou patenteados. A exceção será para empresas que estejam construindo fábricas nos EUA.
As tarifas passam a valer a partir de 1º de outubro. Contudo, ainda não foi publicado o decreto oficial.
As seguintes tarifas foram anunciadas até o momento:
caminhões pesados: 25%;
armários de cozinha e banheiros: 50%;
estofados: 30%;
produtos farmacêuticos: 100%.
Segundo o presidente americano, as tarifas vão reforçar a saúde financeira dos setores afetados. Ele também destacou que caminhoneiros norte-americanos precisarão de empresas fortes para continuar atuando.
📢 China divulga medidas para impulsionar exportações de serviços
Um anúncio divulgado no site do Ministério do Comércio chinês, nesta quarta-feira (24), delineou 13 medidas destinadas a impulsionar as exportações de serviços e promover o desenvolvimento de alta qualidade no setor.
As medidas preveem o uso total dos canais de financiamento disponíveis do governo para apoiar novas formas e modelos de exportação de serviços, como serviços digitais, design de ponta, pesquisa e desenvolvimento, cadeias de suprimentos e serviços verdes, que abrangem conservação de energia, reciclagem de recursos, gestão ambiental e consultoria.
Segundo o anúncio, um fundo de orientação será utilizado para mobilizar mais investimentos do setor privado no comércio de serviços.
Serão feitos esforços para melhorar a eficiência das empresas ao solicitarem descontos de impostos sobre as exportações de serviços, utilizando plataformas de informação eletrônica relevantes.
O governo também pretende otimizar sua política de vistos para o pessoal de empresas de investimento estrangeiro, profissionais envolvidos em pesquisa científica e tecnológica e talentos de alto nível que chegam à China, segundo o anúncio.
Por último, as medidas incluem esforços para facilitar os pagamentos transfronteiriços no comércio de serviços, incentivando os bancos a melhorar a eficiência do trabalho de liquidação para as empresas com boa credibilidade.
China pode colocar soja na mesa de negociação com os EUA
Um porta-voz do Ministério do Comércio chinês declarou, nesta quinta-feira (25), que os EUA devem remover as tarifas impostas e criar condições para expandir o comércio bilateral, para a China retomar suas compras de soja americana.
A China, maior comprador mundial de soja, ainda não reservou nenhuma carga da safra de outono dos EUA, mantendo o fornecimento vindo da América do Sul. Com isso, os agricultores norte-americanos podem perder bilhões de dólares em vendas de soja.
O principal negociador chinês realizou encontros com produtores do meio-oeste americano. Segundo especialistas, essa movimentação sugere uma tentativa de reaproximação comercial com os EUA, utilizando a compra de soja como possível instrumento de negociação.
A estratégia, surge em um momento em que o país asiático enfrenta perdas em seu comércio exterior. Dados recentes apontam que as exportações chinesas para os EUA registraram uma queda de 15% nos primeiros oito meses deste ano.
Com a soja representando 35% do total das exportações brasileiras, o Brasil, principal fornecedor do grão à China, está indiretamente envolvido nas negociações comerciais entre os dois países.
Radar de eventos do FUP
Feiras e eventos NACIONAIS:
- SIMAEX 2025 - 2/10 - São Paulo - Em sua 3ª edição, o Seminário Internacional de Negociação, Mediação e Arbitragem no Comércio Exterior abordará o tema “Novas Fronteiras de Arbitragem e Mediação no Comércio Exterior”. O evento reunirá especialistas, lideranças e autoridades para discutir os rumos dessas práticas no comex.
- SEAFOOD SHOW 2025 - 21 a 23/10 - São Paulo - Em sua 4ª edição, Em sua 4ª edição, o evento reunirá produtores, fornecedores, frigoríficos, varejistas, atacadistas, distribuidores, serviços de alimentação, importadores, exportadores e fabricantes de maquinário, com o objetivo de fomentar o mercado do pescado no Brasil.
INTERNACIONAIS:
- 18ª edição da Feira Expotextil Perú - 23 a 26/10 - Peru - Considerada um dos eventos mais importantes para a indústria têxtil e de confecções da região, a feira reunirá mais de 250 expositores de 22 países e atrairá cerca de 24 mil visitantes durante seus quatro dias de duração.
- EUROGUSS - 15/10 a 17/10 - México - A feira é reconhecida como uma importante plataforma para estabelecer e cultivar contatos, além de apresentar produtos, serviços e soluções aos visitantes em todas as áreas de fundição não ferrosa.
ONLINE:
- Direto do Mercado - Coreia do Sul 2025 - 14/10 - Websérie realizada pela Gerência de Inteligência de Mercado e pela Coordenação de Competitividade I, em parceria com a Gerência Regional. A série busca auxiliar as empresas em suas priorizações de mercado e análises voltadas à abertura ou ampliação de ações no comércio exterior.
FUP Indica
Livro: 50 Tons de exportação - crônicas de um profissional de comércio exterior, por Antonio Braga.
Na obra, Antonio Braga transforma o dia a dia técnico ― e, por vezes, estressante ― dos profissionais da área em narrativas envolventes, irônicas e cheias de humanidade. Cada crônica é acompanhada por um texto explicativo que aprofunda o tema de forma clara e acessível, resultando em uma obra que informa, diverte e inspira profissionais, estudantes e curiosos pelo mundo do comércio exterior.
📦Consolidado de Notícias do Dia
📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail?
📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.
O que achou da edição de hoje?Conte-nos se conseguimos agregar informação e conhecimento no seu dia. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Você recebeu esse e-mail porque assina o Follow-Up do Comex
Follow-Up do Comex faz parte do Grupo Invoice®