FUP ALERTA: Trump taxa o Brasil — com isenções

Decreto que oficializa tarifas de 50% ao Brasil é assinado, mas mantém isenção ao suco de laranja, aviões e celulose; veja lista.

⚠️ Trump assina decreto que oficializa tarifas de 50% ao Brasil

Donald Trump acaba de assinar, nesta quarta-feira (30), o decreto executivo que oficializa a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.

Apesar de assinado hoje, as tarifas começam a valer na próxima quarta-feira, 6 de agosto. Até lá, produtos ainda podem entrar no país sob as regras anteriores.

A ordem executiva também prevê uma exceção: mercadorias que já tiverem sido carregadas em navio e estiverem em trânsito antes da data de vigência, poderão ser embarcadas até 5 de outubro sem a adição de tarifas.

Alguns produtos de peso na exportação do Brasil ficaram isentos de tarifas, a lista de exceções, publicada pela Casa Branca, inclui sucos de laranjas, diferentes tipos de celulose e aeronaves civis, além de suas peças e componentes.

Outros itens também ficaram isentos:

  • Agrícolas: Castanhas-do-pará (com casca, frescas ou secas), polpa de laranja, suco de laranja congelado e não congelado;

  • Minérios e metais: Mica bruta, minérios de ferro aglomerados e não aglomerados, minérios e concentrados de estanho;

  • Energia e derivados: Vários tipos de carvões, lignites, alcatrões, óleos combustíveis, gases, coque, betume, misturas de hidrocarbonetos e energia elétrica.

  • Fertilizantes e químicos: Hidróxido de potássio, óxido de alumínio, óxido de estanho, cloretos de estanho, fertilizantes minerais ou quimicos com NPK, fósforo e potássio;

  • Celulose e derivados: Polpas químicas, de bambu, recicladas, mecânicas;

  • Aviação civil: Tubos, mangueiras, peças de plástico, borracha, pneus, juntas e vedações usados em aeronaves civis, pneus e recapagens de borracha para aviões, peças metálicas, fios, cabos e ferragens ligadas à aviação.

Confira todos os códigos tarifários isentos e a íntegra do decreto oficial, aqui.

📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail?

📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.

Você recebeu esse e-mail porque assina o Follow-Up do Comex
Follow-Up do Comex faz parte do Grupo Invoice®