Greve dos Auditores: 75.000 remessas travadas na alfândega

Receita Federal retém 75 mil remessas devido à greve dos auditores, enquanto Google Maps prepara alteração polêmica do "Golfo do México" para usuários americanos.

📦Greve dos auditores fiscais já paralisou 75 mil remessas

Em reportagem publicada na última terça-feira (28), o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) informou que 75 mil remessas foram retidas devido à paralisação da categoria. A informação foi divulgada exclusivamente aos associados.

Em outra notícia -também exclusiva- foi informado que a Categoria decidiu intensificar mobilização em Santos.

🗺️Google Maps anuncia mudança do nome "Golfo do México" para "Golfo da América" nos EUA

O Google confirmou que vai alterar a nomenclatura do Golfo do México para Golfo da América no Google Maps, mas apenas para usuários nos Estados Unidos.

A mudança segue uma ordem executiva do presidente Donald Trump e aguarda atualização oficial no Sistema de Informações sobre Nomes Geográficos (GNIS) americano.

Em comunicado publicado no X, a empresa explicou que costuma implementar rapidamente alterações de nomes geográficos quando são atualizadas em fontes governamentais oficiais. No entanto, o GNIS, principal referência para nomenclatura geográfica nos EUA, ainda mantém a denominação "Golfo do México".

A big tech esclareceu também que sua política considera as diferentes nomenclaturas oficiais entre países. Assim, enquanto usuários americanos verão "Golfo da América", o restante do mundo continuará tendo acesso a ambas as denominações na plataforma.

🌾Queda de mais de 50% nas exportações de grãos para a China em meio à baixa demanda

As remessas de grãos para a China registraram uma queda de 51% em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme relatório da BIMCO.

A redução é principalmente atribuída à diminuição na demanda por importação de soja, causada por baixas margens de processamento e altos estoques.

Embora a produção chinesa de soja tenha diminuído apenas 1% em 2024, os estoques permanecem elevados após um aumento nas importações durante o primeiro semestre. A demanda por importação de milho e trigo também recuou, influenciada por safras recordes na China em 2024.

O impacto é especialmente notável no mercado de fretes, com navios Panamax sendo os mais afetados, já que transportam 83% das cargas de grãos para o país. O Índice Baltic Panamax registrou queda de 41% em janeiro, comparado ao ano anterior.

Para o futuro próximo, especialistas preveem uma recuperação gradual das remessas, impulsionada pela queda nos estoques de soja e preços baixos. No entanto, as exportações de trigo e milho podem permanecer fracas devido à forte oferta doméstica chinesa. Sem uma melhoria significativa na demanda ao longo de 2025, os volumes de exportação podem não alcançar os níveis de 2024.

📦Consolidado de Notícias do Dia📦

📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail? Assine aqui.

📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.

Transparência: Não produzimos as notícias, nós a resumimos e por esta razão fazemos questão de citar a fonte, nosso trabalho está na seleção, curadoria, organização e os insights que são de produção dos autores mencionados.