- Follow-Up do Comex
- Posts
- Greve dos Auditores: Sindifisco vai ao STF
Greve dos Auditores: Sindifisco vai ao STF
Entre promessas logísticas no São Francisco, riscos climáticos no Sul e ataques no coração das rotas asiáticas, o cenário exige atenção redobrada de quem opera no comércio exterior.
Enfim sexta-feira.. já descansamos no feriado e agora chegou a hora de solicitar o transporte multimodal para te levar do escritório de volta paro o sofá sem escalas! Prontos para a zona de relaxamento?
Como foi sua semana no Comex? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
✍️ Sindifisco ajuíza Reclamação Constitucional contra decisão do STJ que suspendeu a greve

Nesta quarta-feira (18) o Sindifisco Nacional ajuizou uma reclamação no STF com o objetivo de cassar a decisão liminar que determinou a suspensão da greve.
De acordo com o Sindifisco, a medida foi tomada porque a decisão proferida na Ação Inibitória da Greve (PET 17.905/DF), ajuizada pela Advocacia-Geral da União (AGU), suspendeu integralmente o movimento grevista, mesmo após a União ter solicitado apenas a manutenção de algumas atividades, conforme elencado no Ofício SEI nº 77.512/2024.
Para a categoria, a determinação de suspensão do movimento grevista, sem observar os limites da pretensão apresentados pela própria AGU na Ação Inibitória, representa uma restrição à garantia constitucional de greve, cujo livre exercício por agentes públicos é reconhecido pelo próprio STF.
A reclamação foi distribuída ao ministro do STF Cristiano Zanin, que, em despacho nesta quarta-feira, intimou a União e fixou o prazo de 48 horas para sua manifestação.
🚢 Nova hidrovia do Rio São Francisco vai permitir a movimentação de 5 milhões de toneladas de cargas
A Nova Hidrovia do Rio São Francisco terá 1.371 km de extensão navegáveis — de Pirapora (MG), a Juazeiro (BA), e Petrolina, Pernambuco (PE).
A hidrovia permitirá o transporte de cargas do Centro-Sul ao Nordeste do país de forma mais econômica e sustentável.
A projeção é que no primeiro ano de funcionamento a movimentação de cargas alcance 5 milhões de toneladas.
O projeto também prevê integração com ferrovias e rodovias. Entre as cargas previstas, estão: insumos agrícolas, gesso, gipisita, calcário, grãos, bebidas, minério e sal.
Sua execução foi dividida em três etapas:
Na primeira, as intervenções se concentrarão em um trajeto de 604km navegáveis, de Juazeiro e Petrolina, passando por Sobradinho (BA) e Ibotirama (BA). Dali as cargas serão escoadas por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos os Santos (BA)
A segunda etapa abrangerá o trecho entre Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Cariacá, todos na Bahia. No fim do trecho haverá conexão via malha ferroviária, até os Portos de Ilhéus (BA) e Aracatu-Candeias.
A terceira etapa aumentará a hidrovia em 670km e ligará Bom Jesus da Lapa e Cariacá a Pirapora.
😢 Enchentes voltam a assombrar o Rio Grande do Sul
Fortes chuvas estão causando enchentes no Rio Grande do Sul. Até o momento 497 municípios foram afetados pelo temporal.
Segundo a Defesa Civil, foram relatadas enchentes, bloqueios de estradas, alagamentos, desmoronamentos, isolamentos de comunidades, cheias nos rios, falta de eletricidade e danos em propriedades.
Ao todo 24 cidades registraram situação de desastre e uma registrou estado de calamidade pública (Jaguari). Outros 5 municípios decretaram situação de emergência: Dona Francisca, Cerro Branco, Agudo, Nova Palma e Cruzeiro do Sul.
Vale lembrar que o Rio Grande do Sul participa de cerca de 6,6% do total das exportações e 5,7% das importações do País.
O estado ocupa a sexta posição no ranking total das exportações, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná. E também das importações, ficando atrás de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
Os principais produtos exportados pelo RS são:
Soja - 7,7% do total exportado pelo Brasil. Principais destinos: China (85,4%), Irã (3,3%), Vietnã (1,6%);
Farelos de soja e outros - 21,7% do total exportado pelo Brasil. Principais destinos: Vietnã (18,1%), Coreia do Sul (13,6%), Espanha (11,7%);
Carnes de aves - 17,3% do total exportado pelo Brasil. Principais destinos: Emirados Árabes Unidos (13,0%), China (10,7%), Arábia Saudita (10,3%);
Celulose - 22% do total exportado pelo Brasil. Principais destinos: China (33,5%), Estados Unidos (14,2%), Itália (11,5%);
Partes e acessórios de veículos automotivos - 49,5% do total exportado pelo Brasil. Principais destinos: Argentina (38,8%), Estados Unidos (13,4%), Chile (12,7%);
Tabaco - 18,7% do total exportado pelo Brasil. Principais destinos: Bélgica (23,3%), China (18,6%), Estados Unidos (7,0%);
Calçados - 86,1% do total exportado pelo Brasil. Principais destinos: Estados Unidos (22,7%), Argentina (11,9%), Alemanha (8,9%);
Trigo e centeio - 26,4% do total exportado pelo Brasil. Principais destinos: Indonésia (31,6%), Arábia Saudita (13,8%), Vietnã (8,8%).
🥷 Estreito de Malaca e Cingapura registram novos assaltos a mão armada
O ReCAAP ISC (Acordo de Cooperação Regional para o Combate à Pirataria e ao Roubo à Mão Armada contra Navios na Ásia) relatou quatro incidentes de roubo à mão armada contra Navios na Ásia durante a semana de 10 a 16 de junho.
Todos os quatro foram classificados como Categoria 3. Nessa categoria, os agressores estão armados com facas, facões ou outros objetos, como bastões ou barras de ferro. Embora a tripulação possa ser submetida à coação ou ameaças durante o episódio, não sofre ferimentos físicos.
O relato considera o Estreito de Malaca, Cingapura, o Mar de Sulu e o de Calebes como as regiões mais suscetíveis a esse tipo de roubo.
Ao todo, 72 roubos foram registrados desde janeiro deste ano nessa região, indicando uma tendência preocupante de assaltos à mão armada e pirataria ao longo dessa rota marítima vital.
Para garantir a segurança marítima na Ásia, o ReCAAP ISC informa que além da obrigatoriedade de reportar o incidente à guarda costeira mais próxima e à guarda costeira do país de origem da embarcação, os navios precisam dobrar a vigilância ao transitar por essas áreas propensas a esse tipo de ocorrência.
📦Consolidado de Notícias do Dia
🚛 Do total abordado, dois veículos foram notificados - Porto de Santos e Cetesb fiscalizam emissão de poluentes por caminhões
📉 Primeira retração em mais de um mês - Tarifas nas principais rotas marítimas contraem 7% na última semana
🛳️ Embarcações aguardam do lado de fora do Golfo Pérsico - Petroleiros aguardam sinal verde antes de atravessar Estreito de Ormuz
📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail?
📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.
O que achou da edição de hoje?Conte-nos se conseguimos agregar informação e conhecimento no seu dia. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Você recebeu esse e-mail porque assina o Follow-Up do Comex
Follow-Up do Comex faz parte do Grupo Invoice®