Inovação e crescimento no horizonte brasileiro

Comércio exterior do BRICS e túnel Santos-Guarujá marcam avanços estratégicos.

💻 Comércio exterior do BRICS ganha destaque em nova página interativa do MDIC

Nesta quinta feira, 27, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou uma plataforma interativa, com dados e infográficos sobre o comércio exterior do BRICS.

O site contém painéis interativos, evolução histórica, comparações e informações detalhadas sobre os tipos de produtos e serviços comercializados, uma coletânea que mostra a representatividade do bloco no comércio mundial.

Que é significativa, pois são responsáveis por 26% do comércio mundial de bens, com um fluxo de exportações de US 5,7 trilhões.

A ferramenta também aponta os principais produtos comercializados pelos membros do bloco:

  • Minérios metálicos;

  • Petróleo;

  • Sementes e frutos oleaginosos;

  • Carne;

  • Ferro;

  • Aço.

De acordo com a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, além dos dados revelarem a importância do papel do BRICS no comércio internacional, reflete o vínculo econômico existente entre os membros. 

Além disso, a plataforma visa melhorar a transparência, facilitando o acesso a informações essenciais para governos, empresas e pesquisadores voltados ao impacto econômico do BRICS no cenário global.

Você pode acessar a plataforma aqui: página especial do BRICS.

📍 Governo Federal lança edital para construção de túnel Santos-Guarujá

A maior obra submersa da América Latina, o túnel Santos-Guarujá ganhou edital de concessão para sua construção, lançado nesta quinta feira, 27, representa um grande marco na infraestrutura brasileira.

Grande parte devido à importância do Porto de Santos na exportação. No ano passado, um terço dos US$ 333 bilhões exportados pelo Brasil passou por ele, valor que deve crescer em 2025 segundo o Governo Federal, em reflexo do acordo Mercosul-UE e o Portal Único do Comércio Exterior - que desburocratiza a venda de produtos para outros países.

O túnel, que terá três faixas de rolamento por sentido e uma via exclusiva para VLT, será fruto de uma Parceria Público-Privada com investimento de R$ 6 bilhões, e previsão de gerar 9 mil empregos diretos e indiretos.  

Uma curiosidade?

A parte submersa no fundo do canal terá 868 metros e profundidade de 21 metros.

A travessia, que hoje leva 20 minutos, levará menos de 2 minutos e será acessível para pedestres e veículos de transporte. Beneficiará cerca de 5 milhões de moradores da Baixada Santista e Litoral norte, além de 4 milhões de turistas que circulam pela região.

Isso de acordo com as estatísticas que apontam um fluxo diário de 78 mil passageiros atravessando o canal com a balsa e 10 mil caminhões que precisam fazer um percurso de 45km para ir de um local ao outro. A construção trará mais segurança e agilidade no deslocamento entre Santos e Guarujá.

A obra que é aguarda há mais de 100 anos, tendo seu primeiro projeto divulgado em 1927, ganhou novo prazo de entrega: 2028.

📦Consolidado de Notícias do Dia

📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail? Assine aqui.

📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.

Transparência: Não produzimos as notícias, nós a resumimos e por esta razão fazemos questão de citar a fonte, nosso trabalho está na seleção, curadoria, organização e os insights que são de produção dos autores mencionados.