- Follow-Up do Comex
- Posts
- Irã apreende petroleiro envolvido em disputa anterior com os EUA no Golfo de Omã #urgentão
Irã apreende petroleiro envolvido em disputa anterior com os EUA no Golfo de Omã #urgentão
#Urgentão é nosso envio fora da rotina do FUP, com aquelas notícias que não podem esperar.
O petroleiro St Nikolas, anteriormente Suez Rajan, foi abordado perto de Sohar, Omã, e dirigido para o porto iraniano de Bandar-e-Jask. Após a apreensão em 2023 pelos EUA, o Irã já havia advertido sobre uma provável resposta.
A mídia estatal iraniana relatou que a marinha do Irã apreendeu o navio por ordem judicial, mas errou ao descrevê-lo como americano.
Em 2023, o St Nikolas foi capturado pelos EUA sob o nome Suez Rajan, por transportar petróleo iraniano ilegal para a China, violando sanções dos EUA.
E agora o navio carregava petróleo iraquiano de Basra para Aliaga, Turquia.
O operador Empire Navigation perdeu contato com o petroleiro após a abordagem.
A tripulação do petroleiro inclui 18 filipinos e um grego, fretado pela refinaria turca Tupras. A UKMTO relatou a abordagem de quatro a cinco pessoas armadas, vestidas de preto, e a perda de comunicação com o navio.
Atenção! O Golfo de Omã NÃO FICA NO MAR VERMELHO!
Diante das tensões e aumento de preços que estamos enfrentando em razão do que vem acontecendo Mar Vermelho, é importante tomar cuidado para não achar que esse incidente está na mesma região.
O Mar Vermelho fica a oeste da Arábia Saudita, enquanto o Golfo de Omã está a leste.

Com certeza esse ocorrido em nada vai ajudar a reduzir tensões e preços no transporte marítimo que passa pelo oceano Índico, mas tomemos o cuidado de não tomar decisões precipitadas.
Quer anunciar seu evento, curso ou produto? Fale conosco!
