• Follow-Up do Comex
  • Posts
  • 🤩 Maior investimento portuário do Brasil atinge 52,5% de conclusão

🤩 Maior investimento portuário do Brasil atinge 52,5% de conclusão

A maior obra portuária pública do Brasil, a obra do Moegão, atingiu 52,5% de sua execução, de acordo com informação divulgada pela Portos do Paraná.

  • O projeto, de grande complexidade em engenharia, conectará 11 terminais portuários por meio de galerias aéreas.

Os terminais logísticos passarão a receber composições ferroviárias com maior eficiência e agilidade, em um projeto que promete transformar o transporte de cargas sobre trilhos no país. A estimativa é de que, ao final das obras, a capacidade ferroviária seja ampliada em até 60%.

O Moegão é formado por três linhas ferroviárias independentes, com capacidade conjunta para receber até 180 vagões simultaneamente.

A descarga ocorre por gravidade, com os produtos sendo direcionados a um funil subterrâneo. Dali, seguem por correias transportadoras até os elevadores, que os conduzem às galerias destinadas ao transporte aéreo de cargas.

As galerias serão conectadas aos terminais portuários, onde os produtos serão armazenados até o momento do embarque nos navios.

Paralelamente, a obra também viabilizará a integração ao projeto Nova Ferroeste, projeto que prevê o escoamento da produção do interior do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina por via ferroviária para exportação via Porto de Paranaguá.

Com a operação plena, a expectativa é de um maior equilíbrio na matriz de transportes, com redistribuição da demanda entre ferrovias e rodovias — o que pode representar um alívio de até 50% para cada modal. A mudança tende a beneficiar, indiretamente, outras cadeias logísticas que dependem do transporte rodoviário em diferentes regiões do país.

📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail?

📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.

Follow-Up do Comex faz parte do Grupo Invoice®