- Follow-Up do Comex
- Posts
- O mundo gira, a economia muda.
O mundo gira, a economia muda.
Real sobe, aviões ficam no chão e o Porto de Santos ganha nova conexão.
💰 Enquanto o dólar cai, o real ganha força com alta do petróleo e indústria estável

O real iniciou nessa terça feira, 11, se valorizando frente a queda externa do dólar e à alta firme dos preços do petróleo.
A variação nula (0,0%) da produção industrial de janeiro em relação a dezembro, resultou em uma queda de 0,1% para o setor no primeiro trimestre de 2025, porém a projeção para este ano indica um crescimento de 0,2%, o que influenciou positivamente a valorização da moeda brasileira.
Já o dólar…
Seu enfraquecimento vem de um cenário de incertezas que pairam sobre os EUA, reforçadas após Donald Trump não descartar a possibilidade do país entrar em recessão ainda este ano.
A frase dita pelo presidente pegou mal entre os investidores e resultou em uma queda acentuada das bolsas norte-americanas.
O índice Nasdaq, que representa o setor de tecnologia, registrou queda de 4%, chegando inclusive a 5% ao longo do dia - pior índice desde 2022. Seguido pelo Dow Jones Industrial Average e o S&P 500, que registraram quedas de 2,08% e 2,70% respectivamente.
A queda também afetou ações de empresas de tecnologia americanas, a Tesla despencou 15,4% - perdendo todo o lucro registrado desde a eleição de Trump. O Google, Meta, Apple e Alphabet tiveram quedas em torno de 4,50% e a Microsoft e Nvidia apresentaram uma baixa em mais de 2%.
Isso é reflexo de um mercado que esperava uma sinalização mais direta de Trump sobre a economia, principalmente após a implementação das políticas tarifárias e as retaliações de outros países.
O fato é que a incerteza do presidente dos EUA em sua entrevista para a Fox News, desanimou os consumidores e o setor privado, resultando em um cenário negativo para o país norte-americano.
✈️ Greve geral nos aeroportos da Alemanha resulta em cancelamentos de milhares de voos
A busca pelo aumento salarial de 2,5 milhões de trabalhadores levou o Sindicato a optar pela paralisação geral de 13 aeroportos alemães, envolvendo toda a cadeia de funcionários.
A paralisação tem duração prevista de 24 horas.
A greve já afetou milhares de voos, somente em Frankfurt e Munique, cerca de dois mil voos estavam programados para esta segunda-feira, afirmou um porta-voz da ADV, segundo ele as paralisações devem afetar mais de 3,4 mil voos e 510 mil passageiros.
Com tantos cancelamentos, vale lembrar que há um impacto indireto sobre as importações e exportações do país, uma vez que a demanda mundial por transporte aéreo de carga aumentou 11,4% em 2024.
Aumento que tem sido anual e cada vez mais alto desde 2021.
Cenários como esse acendem um alerta e valem a pena serem acompanhados, pois o cancelamentos de voos em massa podem resultar em atrasos na entrega de mercadorias transportadas por via aérea.
🚢 Nova rota marítima fortalece conexão entre Ásia e Porto de Santos
As gigantes do transporte marítimo CMA CGM e Maersk, estão ajustando suas rotas no Extremo Oriente, e isso afeta diretamente o Brasil.
As empresas lançaram um novo serviço conjunto, o SEAS3/ASAS2 que conectará China, Vietnã, Singapura e o Porto de Santos.
A rota será operada por 11 navios de até 8.000 TEUs e promete servir como o principal hub na América do Sul, reforçando a ligação comercial entre o Extremo Oriente e o Brasil. Esse serviço complementa as parcerias da CMA CGM com COSCO e Evergreen e da Maersk com ZIM, ampliando as opções para o comércio marítimo brasileiro.
📦Consolidado de Notícias do Dia
Mar Vermelho em risco - O prazo dos Houthi chega ao fim sem retomada da ajuda em Gaza
Derramamento e risco - Incêndios continuam a arder no Mar do Norte após colisão de navio
Metas ambientais diminuem o ritmo de transporte - Frota de navios de carga em alto-mar opera em recordes de velocidades baixas
📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail?
📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.
O que achou da edição de hoje?Nos conte se conseguimos agregar informação e conhecimento no seu dia |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Transparência: Não produzimos as notícias, nós a resumimos e por esta razão fazemos questão de citar a fonte, nosso trabalho está na seleção, curadoria, organização e os insights que são de produção dos autores mencionados.
Você recebeu esse e-mail porque assina o Follow-Up do Comex via substack.
Follow-Up do Comex faz parte do Grupo Invoice®