☕ Trump anuncia reduções de tarifas sobre o café

Donald Trump anunciou que poderá reduzir as tarifas de importação sobre o café, uma medida que pode beneficiar diretamente o Brasil, principal fornecedor do grão ao mercado americano.

A declaração foi feita em entrevista à Fox News na terça-feira, mas o presidente não detalhou quanto seria essa redução nem quais países seriam beneficiados.

Trump mencionou que pretende fazer mudanças “cirúrgicas” nas tarifas, seguindo o modelo de exceções para produtos que os EUA não conseguem produzir em escala suficiente — categoria em que o café foi incluído em setembro.

O "tarifaço" teve impacto para ambos os lados. Nos Estados Unidos, o preço do café subiu cerca de 19% em um ano, com algumas cafeterias de Nova York repassando aumentos de até 55% aos consumidores.

Já as importações de café brasileiro despencaram 53% desde setembro. Além disso, segundo a Associação Nacional do Café, os EUA importam mais de 99% de seu café.

O Brasil, que exportou US$ 1,96 bilhão em café aos EUA em 2024, viu seus embarques caírem 24,7% este ano. A fala de Trump ocorre em meio às negociações abertas entre Brasil e EUA desde outubro, nas quais o governo brasileiro priorizou o café nas tratativas.

A expectativa agora é que o ministro Mauro Vieira e o secretário de Estado americano Marco Rubio tenham um novo encontro durante o G7 no Canadá, nesta semana, para definir os próximos passos.

📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail?

📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.

Follow-Up do Comex faz parte do Grupo Invoice®