Camex eleva tarifas e reajusta imposto de importação

MDIC lança plataforma de monitoramento do comércio exterior de serviços; Gemini lança “Agentic Vision”; Empresas retomam uso de frotas próprias em movimento de reestruturação logística

👨‍💻 MDIC lança plataforma de monitoramento do comércio exterior de serviços

O MDIC apresentou nesta quarta-feira (28), o ComexVis Serviços, uma ferramenta digital que reúne dados estatísticos inéditos sobre transações internacionais de serviços do Brasil e de outros países.

Desenvolvida pela Secex, a plataforma oferece acesso a informações sobre exportações e importações de serviços, permitindo consultas por valores anuais, evolução temporal, setores e parceiros comerciais.

Segundo a OCDE, cerca de 40% do valor das exportações de manufaturados brasileiros corresponde a serviços embutidos. Esse dado indica que os serviços representam uma fronteira cada vez mais relevante do comércio exterior.

Os números impressionam: as exportações brasileiras de serviços alcançaram US$ 51,8 bilhões em 2025, valor recorde. Desse total, 65% são serviços entregues digitalmente, demonstrando o potencial competitivo do país nesse segmento.

A plataforma integra o ecossistema digital do MDIC, que já conta com o Comex Stat e o Comex Vis. O conjunto oferece gráficos, indicadores e análises interativas para facilitar a compreensão do desempenho comercial brasileiro e identificar novas oportunidades de negócio.

FUPdate

🤖 Gemini lança “Agentic Vision”

O Agentic Vision é um novo recurso do Gemini 3 Flash que melhora a capacidade do modelo de “enxergar” imagens e extrair os dados nelas contidos.

O sistema usa um ciclo de “Pensar, Agir e Observar” para criar planos autônomos, dando zoom e inspecionando imagens de forma gradual e até mesmo tridimensional. Isso evita que a IA precise adivinhar detalhes pequenos (como números de série em microchips), aumentando a confiabilidade e o desempenho.

Resumidamente, ao enviarmos, por exemplo, uma captura de tela, a IA passa a identificar os elementos e, adicionalmente, a raciocinar com base nessas informações.

No artigo de anúncio do Google, vários exemplos são utilizados, inclusive desenhos técnicos. Essa pode ser uma funcionalidade com potencial para ajudar empresas a classificar suas mercadorias ou contribuir com planilhas do Excel.

Você pode acessar essa nova funcionalidade ao escolher o modo “Thinking” no seletor de modelos.

Estúdio chinês lança modelo de IA “vencedor”

A Moonshot lançou  um novo modelo de IA, KIMI K2.5 Visual Agentic, surpreendendo o mercado pelos resultados divulgados nos benchmarks, que mostram que a IA chinesa supera, em vários aspectos, os modelos tradicionais que já estamos habituados a usar.

Na interface, é possível pedir que o chatbot crie slides, os quais contam com campos 100% editáveis diretamente por meio da própria interface.

Mais IA no Google Chrome

O Chrome passará a contar com ainda mais funcionalidades de IA, incluindo um “agente” que ajudará o usuário a encontrar informações.

👀 Camex eleva tarifas do aço e reajusta imposto de importação

O Gecex/Camex aprovou, nesta quarta-feira (28), um amplo pacote de medidas de defesa comercial e realinhamento tarifário destinado a fortalecer a competitividade da indústria brasileira.

Entre as principais medidas, destaca-se:

  • Elevação do Imposto de Importação para nove NCMs do aço, cujas alíquotas passaram de 10,8% e 12,6% para 25%, com vigência de 12 meses.

  • Direito antidumping definitivo, válido por cinco anos, às importações de aços pré-pintados provenientes da China e da Índia.

O colegiado também aprovou um realinhamento tarifário para bens de capital (BK) e bens de informática e telecomunicações (BIT). Pelas novas regras, NCMs com alíquota inferior a 7,2% passarão a esse percentual; aquelas entre 7,2% e 12,6% serão ajustadas para 12,6%; e as que estão entre 12,6% e 20% passarão a 20%.

Segundo o MDIC, as medidas estão alinhadas a movimentos internacionais, seguem as regras da OMC e visam fortalecer a indústria nacional.

Para produtos sem fabricação no Brasil, continua valendo a possibilidade de enquadramento no regime de ex-tarifário, que reduz ou zera a alíquota de importação.

  • Os pedidos de ex-tarifário terão reconhecimento provisório, com definição final após processo que costuma durar cerca de 120 dias.

Para NCMs que hoje têm alíquota zero e não estão enquadradas em ex-tarifários, a mudança só valerá a partir de 1º de março, prazo dado para que importadores solicitem o enquadramento no regime especial.

Ao mesmo tempo, o colegiado aprovou a redução do imposto de importação de diversos produtos para 0%, incluindo um medicamento para tratamento de depressão e insumos essenciais às indústrias química, têxtil e agropecuária.

🚛 Empresas retomam uso de frotas próprias em movimento de reestruturação logística

Apesar de 82% das empresas brasileiras terceirizarem o transporte em 2025, segundo o ILOS, um movimento contrário começa a ganhar força no setor. Um levantamento da Platform Science revelou que 64,1% das companhias voltaram a usar majoritariamente frota própria.

A pesquisa indica que essa mudança reflete uma transformação no pensamento logístico das empresas. A renovação das frotas surge como resposta direta ao aumento dos custos operacionais e à maior necessidade de controle sobre a disponibilidade de transporte e as margens de lucro.

Os dados mostram ainda que cerca de 42,8% dos veículos têm até cinco anos de uso, o que leva as companhias a preverem a redução de gastos com manutenção e paradas. As frotas médias, com 50 a 299 veículos, lideram esse crescimento.

Segundo o estudo, a gestão de frotas tornou-se cada vez mais multidisciplinar. O deslocamento deixou de ser a única prioridade, passando a englobar também o monitoramento de fluxo, risco e desempenho da cadeia em tempo real.

Contudo, o Brasil registrou queda nos emplacamentos de caminhões em 2025, conforme o Boletim de Conjuntura Econômica da CNT.

Até novembro, foram emplacados 103,7 mil caminhões novos, queda de 8,6% em relação ao mesmo período de 2024. A produção nacional também recuou, passando de 130,5 mil unidades em 2024 para 118,3 mil em 2025.

🥳 Vamos para mais uma rodada do nosso desafio aduaneiro?

O resultado da questão divulgada na última semana saiu na última edição e surpreendeu muita gente.

Agora é hora de seguir testando seu nível de preparo. Toda quinta-feira, o FUP coloca você frente a frente com um novo desafio da prova, para ajudar a identificar onde o conhecimento está afiado e onde ainda vale reforçar a atenção.

Prontos para a quinta pergunta? Vamos ver como você se sai desta vez.

O imposto de importação incide sobre mercadoria estrangeira. Considera-se estrangeira, para fins de incidência do imposto, a mercadoria que retorne ao País:

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

📦Consolidado de Notícias do Dia

📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail?

📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.

O que achou da edição de hoje?

Conte-nos se conseguimos agregar informação e conhecimento no seu dia.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Você recebeu esse e-mail porque assina o Follow-Up do Comex
Follow-Up do Comex faz parte do Grupo Invoice®

Reply

or to participate.