STS-10: leilão pode sair já em março

Nova atualização no cronograma de desligamento LI/DI, CMA CGM anuncia meta internacional de inclusão de mulheres no transporte marítimo e a edição de hoje traz o resultado do teste de legislação aduaneira

👨🏻‍⚖️ Governo Federal prevê realização do leilão na primeira quinzena de março

O governo prevê realizar o leilão do Tecon Santos 10 na primeira quinzena de março de 2026, após aprovação do Tribunal de Contas da União.

O projeto do novo terminal prevê a criação de 621 mil metros quadrados dedicados à movimentação e armazenagem de contêineres e carga geral. A iniciativa deve aumentar em 50% a capacidade de movimentação do porto, elevando-a para 9 milhões de contêineres por ano. Durante a construção, espera-se gerar 2,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos.

Antes do leilão, o governo realizará um roadshow em janeiro com embaixadas e empresas interessadas, seguido da publicação do edital até o final do mês.

O leilão será dividido em duas fases, com restrições para empresas que já operam no Porto de Santos na primeira etapa, visando estimular a concorrência.

O terminal contará com quatro berços de atracação para embarque e desembarque. A concessão terá duração de 25 anos, e vencerá quem apresentar o maior valor de outorga.

O modelo inclui uma inovação: o estabelecimento de uma outorga mínima que equilibra atratividade para investidores e retorno adequado ao Estado.

Falando no Porto de Santos…

A Autoridade Portuária de Santos (APS) prorrogou por mais 90 dias o programa de descontos nas tarifas para "navios verdes", iniciado em 2023.

Embarcações registradas com pontuação positiva no Índice Ambiental de Navios (ESI) da Organização Marítima Internacional recebem descontos de até 15% nas taxas de uso da infraestrutura de acesso às vias navegáveis, calculados com base na arqueação bruta.

Desde 2023, o incentivo já ultrapassou R$ 40,6 milhões em descontos, sendo mais de R$ 16,8 milhões somente em 2025 — receita que a APS deixa de arrecadar para estimular práticas sustentáveis.

💁🏻‍♀️ CMA CGM promete ter 1.000 mulheres no mar até 2030

A gigante francesa de navegação CMA CGM estabeleceu uma meta de ter 1.000 mulheres trabalhando no mar até 2030. A iniciativa surge após o sucesso do programa interno She Sails, que dobrou o número de mulheres navegantes nos navios da empresa em apenas um ano, saltando de 200 em 2024 para 403 até o final de 2025.

O programa mobilizou uma rede de 42 embaixadores em 19 países e criou novas parcerias com academias marítimas.

Já foram assinados três acordos para a inclusão, um em Abu Dhabi e dois na Índia, enquanto outros dois estão sendo preparados nas Filipinas e Indonésia.

Em 2025, o She Sails resultou em 74 promoções, incluindo oito para posições seniores a bordo, 48 de cadete para oficial júnior, e uma primeira conquista para a companhia: a promoção de marinheira para marinheira qualificada.

"Em apenas um ano, nosso programa provou sua eficácia: os resultados superam nossas expectativas. Mais mulheres estão acessando posições-chave, suas carreiras estão acelerando, sua confiança está crescendo, e nossas equipes estão ganhando em diversidade e desempenho", afirmou Christine Cabau Woehrel, vice-presidente executiva de operações e ativos da CMA CGM.

🎙️Conferiu o último episódio do Invoice Cast?

- O que uma empresa do comércio exterior precisa estruturar antes para o Home Office?
- O assunto é discutido mais com o coração ou com dados?
- Adianta Home Office e querer microgerenciar os cliques do mouse?

Seja Home Office, Híbrido ou Anywhere Office, é sabido que ele não popular no comércio exterior e sua aceitação varia a depender da região do Brasil.

Por isso trouxemos dados para falar do trabalho remoto e conversamos sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo.

👀 Governo quer lançar diretrizes de logística e transporte no Brasil para os próximos 25 anos

O governo federal está desenvolvendo um novo Plano Nacional de Logística com diretrizes projetadas até 2050 para os transportes e a logística brasileiros.

O objetivo principal é identificar as prioridades do país no setor e conscientizar a população sobre a importância do transporte hidroviário, que representa uma das principais apostas do plano.

Segundo Otto Luiz Burlier, secretário nacional de hidrovias e navegação, o modal hidroviário é significativamente mais eficiente que o rodoviário: 80% menos poluente e 60% mais barato.

O tema foi debatido em mais uma edição do "Logística no Brasil", série de eventos promovidos pelo jornal Valor Econômico em parceria com a CBN. Nesta edição, autoridades e especialistas se reuniram em Belém, no Pará, para discutir desafios e oportunidades do setor.

🤭 Como está seu conhecimento sobre legislação aduaneira?

Na última semana, compartilhamos com vocês uma das questões da prova de Habilitação de Despachantes Aduaneiros, realizada em 16 de novembro de 2025. Hoje trouxemos o resultado. Prontos?

Se você marcou a resposta C, parabéns! Você assinalou a questão correta. Não lembra a questão? Volte aqui para refrescar a memória.

Para fins de consulta, essa foi a questão 46 do modelo 1 de prova.

Na edição de amanhã, traremos uma nova questão para vocês. Até lá!

Atenção! O cronograma de desligamento da LI/DI foi atualizado novamente hoje.

As principais mudanças incluem:

  • Alteração do texto do item 7 nas "Situações especiais que devem ser observadas nas operações";

  • Substituição do fluxograma

  • Mudança do Drawback isenção de janeiro para fevereiro.

Para conferir todos os detalhes e se manter informado sobre as alterações no Siscomex, acesse o site oficial aqui. É importante que todos fiquem atualizados!

📦Consolidado de Notícias do Dia

📧Quer receber os próximos envios no seu e-mail?

📢Quer anunciar sua empresa, serviços, eventos ou produtos? Fale conosco.

O que achou da edição de hoje?

Conte-nos se conseguimos agregar informação e conhecimento no seu dia.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Você recebeu esse e-mail porque assina o Follow-Up do Comex
Follow-Up do Comex faz parte do Grupo Invoice